A Universidade conta com mais um instrumento para aprimorar a convivência saudável no âmbito institucional, a Câmara de Mediação de Conflitos. Com ferramentas de escuta, acolhimento, diálogo e restauração das relações humanas, o intuito é levar os envolvidos em conflitos internos ou interpessoais, surgidos em razão das atividades acadêmicas e administrativas, a resolverem as divergências da melhor forma possível.
A Câmara também constitui uma boa prática de governança e fomento à integridade institucional, sendo um dos objetivos do Programa de Integridade da UFMS: “o comprometimento da alta administração em ações destinadas à prevenção de desvios éticos”.
Funcionamento
Atualmente, a Câmara de Mediação de Conflitos da UFMS é composta por dez membros (Portaria nº 779, de 19 de agosto de 2020 ) entre servidores e estudantes indicados pela Corregedoria que participaram de curso de capacitação específico e com base na formação e expertise dos interessados.
Qualquer conflito interpessoal entre docentes, técnicos-administrativos e estudantes poderá ser mediado, desde que surgido em razão das atividades acadêmicas e administrativas e que ambas as partes estejam de comum acordo com a mediação. Entre os exemplos estão a falta de urbanidade, o desapreço no ambiente de trabalho, condutas antiéticas e assédio, entre outros. Caberá ao dirigente de cada Unidade realizar o encaminhamento para a Câmara. As sessões de mediação deverão ser registradas pelas partes e pelos mediadores, lavrando-se o Termo de Mediação.
Mais informações
A Câmara de Mediação de Conflitos da UFMS foi instituída pela Resolução Coun nº 24, de 8 de abril de 2020. Interessados em mais informações sobre o assunto poderão entrar em contato pelo e-mail mediacao@ufms.br ou pelo telefone (67) 3345-7019.